Ano: VI Número: 56
ISSN: 1983-005X
Detalhar Busca





Massimo Vignelli (1931-2014)

Massimo Vignelli, designer gráfico italiano radicado há 40 anos nos Estados Unidos, faleceu aos 83 anos no dia 27 de maio, em Nova York.

Referência no design moderno, reconhecido internacionalmente pela criação de logos de dezenas de marcas, como American Airlines, Knoll, Bloomingdale’s e Benetton, entre outras, Massimo Vignelli é considerado um dos designers mais relevantes do século XX.

Além da criação de identidades corporativas, Massimo Vignelli traçou um percurso profissional diversificado, desenvolvendo trabalhos nas áreas de design de interiores, embalagens, design de produtos e sinalização pública.

O mapa do metrô de Nova York, lançado no início dos anos 1970, se destaca na longa lista de trabalhos realizados pelo designer.

Utilizada por sete anos, a versão do mapa elaborada por Vignelli suscitou uma série de críticas e elogios sobre sua composição gráfica.

O projeto - que de acordo com o próprio designer era um “diagrama e não um mapa” - integra atualmente o acervo do MoMA (Museu de Arte Moderna de Nova York).

Em 1971, fundou com sua mulher, Lella, a Vignelli Associates. Em 2003, o casal recebeu do Cooper-Hewitt National Design Museum o prêmio nacional de design pelo conjunto da obra.

 


Comentários

Envie um comentário

RETORNAR