Em contraponto às áreas de Zona Azul – estacionamento rotativo pago, em vias públicas-, os Parklets são pequenas áreas de lazer e convívio em espaços destinados ao estacionamento de carros.
Em 2013 um grupo formado pelo Design Ok, IMV e SECOVI trouxe para a cidade de São Paulo os Parklets, conceito inspirado no projeto de mesmo nome criado em São Francisco, nos Estados Unidos.
Como não havia políticas públicas para a implantação de Parklets na cidade, a ideia do grupo de realizadores foi implementar Parklets pilotos e, em conjunto com a população e os órgãos públicos, criar políticas para a implementação de Parklets na cidade, a partir de protótipos instalados. Ao todo foram quatro Parklets realizados em diferentes momentos em áreas de grande circulação do centro expandido da cidade.
O projeto teve muito êxito e, em 16 de abril de 2014, um ano depois do início do projeto, o prefeito da cidade Fernando Haddad, assinou o decreto de nº 55.045 autorizando e regulamentando a instalação de Parklets em São Paulo.
Para a assinatura do decreto, foi instalado um Parklet permanente com apoio da Contain [it] na Rua Padre João Manuel, altura do nº 63, na esquina com a Av. Paulista. Vale a visita!
Hoje na cidade de São Paulo qualquer cidadão paulistano pode instalar um Parklet em frente de sua casa, estabelecimento comercial, escola, clube etc.
Vanessa Espínola é graduada em Desenho Industrial (FMU/SP) com pós-graduação em Design Gráfico e Humanidade (USP). Além de auxiliar o Grupo Design OK, realiza projetos experimentais voltados para performance artística e atua como docente da disciplina design social na FMU/SP. Atualmente faz mestrado em Comunicação e Semiótica na PUC/SP.