Das cavernas de Lascaux, passando pelas bandeiras heráldicas medievais, aos logotipos que são a porta de entrada para as marcas, os símbolos abarcam uma série de significados, com o poder de despertar memórias e sensações, expressando identidades. No livro Design de Identidade da Marca, editado pela Bookman, a designer e consultora Alina Wheeler aborda o poder dessas identidades e a força da marca nas nossas mentes.
A obra reúne informações detalhadas, que tornam o guia referência para estudantes e profissionais de design. A leitura flui livremente pelas páginas diagramadas com excelência, pontuadas pela linguagem concisa e direta, destacando a obra entre uma série de livros que tratam do assunto sob uma ótica mais densa e pouco atraente.
A autora dividiu o guia em três partes, que envolvem a percepção, o processo e a prática da marca. Na primeira parte, ela esmiúça os passos necessários para que uma marca se sobressaia na percepção das pessoas. No capítulo seguinte, ela apresenta o processo básico e universal de criação da identidade de marca, culminando com cases considerados benchmark no assunto, na terceira parte.
Para Alina, é cada vez mais difícil para uma marca ser lembrada e adorada, devido à abundância de empresas em todos os ramos. Ela enfatiza a importância de se trabalhar os valores da marca em todos os pontos de contato do negócio, dos funcionários – colaboradores que compreendem e concordam com os valores da marca da empresa em que trabalham são mais bem sucedidos, assim como as próprias empresas – às estratégias de marketing.
O livro cita a importância da liderança, atentando para o fato de que as melhores identidades emergem de empresas com líderes eficazes que se ocupam em mapear estratégias para o futuro, motivando as pessoas que os rodeiam. Mas além do líder visionário, o designer aparece como peça fundamental na criação de uma identidade que posicione a empresa em direção ao crescimento.
O desafio do profissional de design, segundo Alina, é absorver e compreender uma gigantesca quantidade de informações sobre a empresa e destilá-la de forma pura e simples, impregnada de significações. Mas cabe à empresa agarrar cada oportunidade para compartilhar o significado da marca para construir sua cultura.
A obra é essencial para quem trabalha com design, mas pode ser devorada em poucos dias por qualquer pessoa que queira compreender o fascínio e a relevância das marcas no nosso mundo. Reserve um lugar na sua estante.
______________________
WHEELER, Alina. Design de Identidade da Marca: um guia completo para a criação, construção e manutenção de marcas fortes. São Paulo: Bookman, 2009.
|