Qual o panorama atual do design no país?
A fim de responder esta e outras questões, o Centro Brasil Design, o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) apresentaram recentemente o Diagnóstico do Design Brasileiro.
O objetivo do exame é criar uma referência em design para o desenvolvimento da indústria e fornecer subsídios para a elaboração de uma política pública de design no Brasil.
O estudo, realizado pelo Centro Brasil Design, fundamentou-se em pesquisas feitas ao longo de oito meses com mais de trezentas empresas brasileiras.
A avaliação buscou compreender o design nos setores industriais e de serviços, além de analisar dados que impactam o setor no ambiente de negócios.
Especialistas também apresentaram os cenários para o futuro do design no país até 2020. O trabalho apresenta ainda indicadores, referências internacionais e contribuições de especialistas e formadores de opinião.
O documento, composto por mais de 200 páginas, foi apresentado para nove setores da indústria brasileira: máquinas e equipamentos; médico-odonto-hospitalar; higiene pessoal, perfumaria e cosméticos; mobiliário; embalagem para alimentos; calçados; têxtil e confecção; cerâmica de revestimento e audiovisual.
De acordo com o grupo de coordenadores do projeto, o documento é uma ferramenta estratégica para aumentar as oportunidades competitivas para as empresas brasileiras no mercado internacional.