Ano: VI Número: 58
ISSN: 1983-005X
Detalhar Busca





Sergio Rodrigues

No último dia 1º de setembro, o mundo do design nacional perdeu um dos seus maiores nomes: Sergio Rodrigues, arquiteto e designer carioca, faleceu aos 86 anos no Rio de Janeiro.

Formado em 1951 pela faculdade de arquitetura da Universidade do Brasil, Sergio Rodrigues destacou-se por sua arrojada produção mobiliária.

Ao longo de sua trajetória profissional, trabalhou com nomes de peso como Oscar Niemeyer, Flávio Regis do Nascimento, Olavo Redig de Campos, Vilanova Artigas, Oswaldo Bratke e Paulo Mendes da Rocha.

Reconhecido em âmbito nacional e internacional, Sergio Rodrigues é identificado como um dos principais ícones do design moderno brasileiro.

Dentre as peças mais famosas projetadas pelo designer, destaca-se a poltrona Mole (1957) feita com madeira de jacarandá e couro.

A poltrona, que venceu diversos prêmios, como o Concurso Internacional do Móvel de Cantù, na Itália, em 1961, integra o acervo do Museum of Modern Art (MoMA), em Nova York.

As poltronas Chifruda (1962), Tonico (1963) e Kilin (1973) - esta última, premiada pelo Instituto de Arquitetura do Brasil em 1975 – também se destacam na extensa lista de móveis projetados pelo designer.

 


Comentários

Envie um comentário

RETORNAR