Em A VIRADA - O nascimento do mundo moderno, Stephen Greenblatt discorre sobre a história de uma descoberta: como um manuscrito retirado de mil anos de esquecimento mudou o curso do pensamento humano e tornou possível o mundo tal como o conhecemos hoje?
O livro narra o resgate da obra Da natureza, do poeta romano Lucrécio. Segundo Lucrécio, tudo o que existe é fruto de algo que ele chama de virada - um pequeno desvio que tira as coisas de sua trajetória natural para criar o novo.
Recuperado por Poggio Bracciolini, em 1417, o poema apresenta reflexões sobre a vida humana, virtude, prazer, religião e ética.
Por meio desta trama, Stephen Greenblatt investiga como tais ideias impactaram o pensamento humano e deram origem ao mundo moderno.
Stephen Greenblatt nasceu em Boston em 1943. Formado na Universidade Yale e pós-graduado em Cambridge, é um dos principais estudiosos dos escritos de Shakespeare. Além de autor de livros premiados sobre literatura, é também historiador, e escreve principalmente sobre o período do Renascimento.