Não seria incorreto afirmar que a discussão sobre o conceito de autonomia é central para o debate acerca de uma série de temas sobre o espaço latino-americano.
Este é o objetivo do encontro que será realizado no âmbito da SLA 2015 (Society for Latin American Studies Conference 2015), entre os dias 17 e 18 de abril de 2015 na University of Aberdeen.
Dentre as temáticas presentes na conferência, o painel “Making Autonomy: Design, Material and Visual culture in Latin America” busca trabalhos que examinem histórias voltadas para o desenvolvimento do design e da cultura material e visual na América Latina, fundamentadas na pesquisa histórica do final do século XIX até hoje.
Organizado pelas pesquisadoras Livia Rezende e Patricia Lara-Betancourt, o painel pretende abarcar os seguintes tópicos de discussão: Autonomia e industrialização - crítica historiográfica; artesanato, prática e teoria; Institucionalização da profissão de design; pedagogias de projeto, a educação técnica do século XIX, associações profissionais, entre outros; o papel das exposições, lojas, publicidade, livros e revistas na divulgação do design moderno e Design, nação e autonomia.
Os pesquisadores interessados em participar do encontro podem inscrever os resumos de suas apresentações para avalição até o dia 28 de novembro.