Ano: VI Número: 59
ISSN: 1983-005X
Detalhar Busca





Prêmio Design MCB 2014

O Museu da Casa Brasileira divulgou os resultados do 28º Prêmio Design MCB.

No total, 33 produtos e trabalhos escritos dividiram os 1º, 2º lugares e menções honrosas em oito categorias e suas respectivas modalidades de protótipos e textos não publicados.

Eles foram selecionados entre 746 inscritos por duas comissões independentes de jurados, coordenadas por João Bezerra de Menezes, para as categorias de produto, e Marcos da Costa Braga, à frente do júri de trabalhos escritos.

Segundo a assessoria de imprensa do Museu, entre os produtos, o júri buscou aqueles que pudessem trazer contribuições para a melhora da experiência do usuário. Além disso, foi notada a preocupação dos inscritos com questões atuais.

Na categoria construção, a Linha Flare (Linha integrada de acessórios para esquadrias e portas) desenvolvida por Luz Romero e Alessandro Vassallo (produção Udinese) foi contemplada com o primeiro lugar.

O Purificador de ar Biogs 2.0, idealizado por Luiz Augusto de Siqueira Indio da Costa eTill Pupak (produção Rabbit Air) e a mesa Bank, de Jader Almeida (produção Sollos), também foram premiados nas categorias eletroeletrônicos e mobiliário, respectivamente.

Com relação aos textos, o júri destacou o aumento geral no número de inscritos em comparação ao ano passado.

A área com maior quantidade de inscritos foi a de arquitetura, seguida por mobiliário e design gráfico, que se destacaram entre os finalistas, refletindo dois campos de tradicional atuação dos designers no Brasil.

No debate para a escolha dos premiados, ainda de acordo com a assessoria do Museu, a comissão julgadora se pautou principalmente pela qualidade estrutural dos textos e pelo grau de ineditismo ou colaboração ao tema proposto.

As obras Design Total - Cauduro Martino, organizada por Celso Longo e editada pela Cosac Naify, e IAC: primeira escola de design do Brasil (Diagramação: Vista Design/ Capa: Mônica Watanabe e Maysa Tiyomi Togashi; editora Blucher, 2014), de autoria da professora, pesquisadora da história do design e editora da Agitprop, Ethel Leon, dividiram o primeiro lugar na categoria trabalhos escritos publicados.

Já na seção de trabalhos não publicados, destacaram-se os estudos The impact of European design policies and their implications on the development of a framework to support future Brazilian design policies, de Gabriel Patrocinio (Cranfield University), sob orientação de Simon Bolton, eTessituras híbridas ou o duplo regresso: Encontros latino-americanos e traduções culturais do debate sobre o Retorno à Cidade, de Gisela Barcellos de Souza (FAU/USP), sob orientação de Paulo Júlio Bruna.

Ethel Leon ocupou o segundo lugar pela tese de doutorado Design em exposição. O design no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (1968-1978), na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (1978-1984) e no Museu da Casa Brasileira (1986-2002), realizada sob orientação de Maria Cecília França Lourenço da FAU/USP (projeto gráfico: Marcello Montore).

Os produtos e textos vencedores e os finalistas de cada categoria ficarão expostos no MCB até o dia 25 de janeiro de 2015. Além destes, o cartaz premiado e os sete finalistas do Concurso do Cartaz também estarão na mostra do 28º Prêmio Design. 

Mais informações: www.mcb.org.br/pd/index.asp?sText=133

 


Comentários

Envie um comentário

RETORNAR