Ano: VI Número: 60
ISSN: 1983-005X
Detalhar Busca





Presentes e férias

Ethel Leon

2014 foi um ano em que muito se editou sobre design em língua portuguesa.

Aqui vão minhas indicações para presentes de fim de ano e leituras no período de férias. Alguns dos livros elencados, especialmente os primeiros, dão ótimos temas de conversas familiares, daquelas famílias interessadas em fugir dos assuntos meteorológicos, das fofocas pessoais e do debate político. São todos coletâneas, porque raros são os que se dispõem a leituras muito extensas nesse período. Também são sugestões de presentes para gente da área ou arredores.

Vamos lá!

Começo por Pense no garfo! Uma história da cozinha e de como comemos, de Bee Wilson, publicado pela Jorge Zahar.  Esse é um daqueles livros fáceis de dar de presente de Natal, pois agrada os interessados em gastronomia e traz inúmeras curiosidades da vida cotidiana. Só que a pesquisa é séria, foge dos anacronismos e pode ser boa base de estudos para a história dos objetos e do cotidiano. Seus capítulos podem ser lidos de forma autônoma, o que é ótimo para quem está de férias na praia ou atarefado com festas de final de ano.

Outro livro do mesmo tipo vem igualmente da Grã- Bretanha. Escrito por Neil MacGregor, diretor do British Museum, a obra A história do mundo em 100 objetos resulta de uma série de programas  realizados pela BBC , o que faz do livro um esforço notável de síntese e simplicidade, sem a perda da qualidade.

Os objetos podem variar da famosa gravura de Albert Dürer do rinoceronte, feito a partir da imaginação do artista, a um cartão de crédito dos dias atuais, passando por vasos, cadeiras e utensílios de todos os tipo. Predomina nele uma ideia central anti eurocêntrica, digamos assim, postura que vem se disseminando entre historiadores que se esforçam para mostrar a complexidade das trocas e interações sócio culturais no mundo. Apesar de nem uma só referência a objetos de nosso território, o livro cumpre esses objetivos e traz história muito bem documentadas, ampliando o repertório cultural.

Publicado pela Editora Intrínseca, esse é mais fácil ainda de ler, os 100 capítulos são curtos e deliciosamente  bem escritos. Dá para terminar um deles enquanto se espera uma torta assar no forno, por exemplo

A terceira indicação é para gente da área, sobretudo de história do design. Trata-se da tradução bem vinda, embora bem tardia, do livro A política do artificial, de Victor Margolin. O livro de um dos autores mais importantes de história do design de todo o mundo, foi publicado pela Editora Civilização Brasileira, e reúne 13 textos sobre temas os mais diversos.

Especialmente feliz é o texto "O Estojo de maravilhas de Micky Wolfson", bela discussão sobre a construção de narrativas em museus de objetos. Assim como os anteriores, dá para ler seus capítulos de forma randômica, entre um peru de Natal e um espumante de ano novo, uma caminhada na praia ou uma festa mais animada.

Também uma coletânea, como os anteriores, o livro do historiador italiano Carlo Ginzburg Medo, reverência e terror, publicado pela Companhia das Letras, tem um capítulo excelente que discute a longa  iconografia que resultou nos cartazes de alistamento militar, que reverberam até hoje em pôsteres políticos e comerciais.

Como em toda lista de design, não poderia ficar de fora um coffe table book.  Para não alongar a lista (ninguém tira mais de 15, 20 dias de férias atualmente, não?), escolho um apenas, o catálogo da exposição do fotógrafo Hans Guenter Flieg, publicado pelo Museu de Arte Contemporânea da USP e pelo Instituto Moreira Salles e impresso pela Ipsis com admirável maestria.

Mas não é só pela beleza que essa obra está aqui. De fato, as fotos são belíssimas, mas além de os textos do catálogo serem formidáveis (com especial atenção ao de Lorenzo Mammi, um primor), o volume apresenta diversas possibilidades de pesquisa de história do design brasileiro, ao reunir fotos de objetos industriais, de interiores fabris e de lojas muito pouco conhecidas e pesquisadas.

Todos os volumes acima estão publicados em português e tem preços razoáveis. Mas quem quiser arrasar no presente pode fazer uma reserva dos dois volumes de World History of Design (Hstória Mundial do Design) de Victor Margolin, a ser lançado em abril de 2015 e que custará módicos (ai o câmbio!) 460 dólares.

Esse é o chamado vale presente que cobre aniversário, dia dos pais ou das mães e Natal, tudo junto.

Boas férias e boas leituras!



 
      
    

.
 
   

 


Comentários

Envie um comentário

RETORNAR