Recém-lançada pela editora Blucher, a obra Design: como prática de projeto traz ao leitor os principais pensamentos, propostas e projetos desenvolvidos por Gui Bonsiepe durante as últimas décadas.
Considerado uma das maiores referências mundiais sobre o Design dos países Periféricos, Bonsiepe reflete sobre as dificuldades impostas pelos países do Centro para que se desenvolva um Design autônomo nos países dependentes.
Partindo de inúmeras experiências adquiridas ao longo de sua passagem por diferentes países latino-americanos, o teórico apresenta diversos casos de desenvolvimento de produtos nos quais ilustra a aplicação de técnicas e metodologias.
Ao explorar projetos de design industrial de baixa e alta complexidade, como brinquedos, sistemas de móveis e maquinaria agrícola, o livro apresenta alguns cases desenvolvidos na primeira fase do Laboratório Brasileiro de Desenho Industrial em Santa Catarina e a descrição do design da sala de gestão cibernética do Projeto SYNCO ou CYBERSYN no Chile.
Gui Bonsiepe é designer formado pela Escola de Ulm, onde também lecionou. Reconhecido como teórico, Bonsiepe tem larga experiência de projeto, tendo sido responsável por trabalhos de porte no Chile, na Argentina e no Brasil. É doutor honoris causa pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro, (UERJ, em 2001), pela Universidade Técnica Metropolitana de Santiago, no Chile, em 2005 e pela Universidade Autônoma do México, em 2011.