Celso Longo, designer e professor da ESPM, recomenda 6 livros imprescindíveis para a estante da qualquer designer, estudantes da área ou apenas interessados no assunto:
01.
BRODY, Neville; WOZENCROFT, Jon. The Graphic Language of Neville Brody (v.1). Londres: Thames and Hudson Ltd, 1988.
O designer inglês Neville Brody, conhecido inicialmente pela direção de arte feita para a revista The Face, apresenta nesta publicação o primeiro resultado depurado de sua produção, ao final dos anos 1980. Além dos referidos trabalhos (brilhantes, diga-se de passagem), interessa averiguar aqui o salto da linguagem gráfica após a inclusão do computador nos processos de concepção e produção. A partir deste ponto — no qual este livro comparece como um “divisor de águas” —, tipografia, imagem e composição nunca mais seriam as mesmas.
02.
CARSON, David; MEGGS, Philip B. Fotografiks. Londres: Laurence King Publishing, 1999.
Para o design gráfico, as imagens são comumente a base e o resultado dos procedimentos produtivos. Neste livro, a imagem fotográfica é crivada pelo olhar do designer David Carson (autor das fotos e da composição resultante delas na publicação), em contraponto com a abordagem dos fotógrafos ortodoxos. A direção de arte é endossada, analiticamente, pelos textos de Philip Meggs (autor de “A History of Graphic Design”) — salientando o valor intersemiótico do trabalho de Carson.
03.
FLUSSER, Vilém; CARDOSO, Rafael (org.). O mundo codificado: por uma filosofia do design e da comunicação. São Paulo: Cosac Naify, 2007.
Os pensamentos filosóficos de Vilém Flusser (tcheco que entre os anos 1950 e 1960 viveu em São Paulo) foram organizados por Rafael Cardoso neste livro com o intuito de clarificar e politizar a consciência daqueles que, direta ou indiretamente, trabalham com design. Numa teia comunicativa cada vez mais ampla, intrincada e complexa, a visão crítica acerca da produção de informações é questão vital para um posicionamento coerente na sociedade.
04.
HOLLIS, Richard. Design gráfico – uma história concisa. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
Neste livro, o designer inglês Richard Hollis compilou elementos indispensáveis para apresentar, didaticamente, um panorama consistente da história do design gráfico europeu e norte-americano. A publicação, de leitura fácil e ilustrada, foca seu recorte no percurso do design de matriz moderna, apesar de apresentar sucintamente a arte gráfica do final do século XIX e alguns encaminhamentos ocorridos após os anos 1970.
05.
MELO, Chico Homem de (org.). O design gráfico brasileiro: anos 60. São Paulo: Cosac Naify, 2006.
Organizado pelo designer e professor Chico Homem de Melo, este livro apresenta uma sistematização fundamental da história do design gráfico moderno no Brasil. Garimpando um acervo quase perdido e esquecido, Chico analisa e documenta dezenas de projetos editoriais emblemáticos de um país que, àquela altura, modernizava-se. Cumpre notar, ainda, os textos escritos por André Stolarski (sobre identidade visual) e João de Souza Leite (sobre o ensino do design).
06.
VENTURI, Robert; BROWN, Denise Scott; IZENOUR, Steven. Aprendendo com Las Vegas. São Paulo: Cosac Naify, 2003.
Este livro é o resultado de um estudo feito em Las Vegas pelos arquitetos norte-americanos Robert Venturi e Denise Scott Brown, juntamente com seus alunos, ao final dos anos 1960. O discurso, portanto, atravessa os domínios que vão da arquitetura à comunicação visual — buscando compreender o valor dos signos visuais que edificam a paisagem urbana contemporânea (marcadamente comercial). Trata-se, na verdade, de um valioso contraponto à estética moderna, asséptica e elitista, que reinou hegemônica em grande parte do século XX com a rotulagem moral do “bom desenho”.
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Celso Longo é arquiteto e mestre em Design e Arquitetura pela FAU-USP. Colaborou com importantes escritórios de programação visual — dentre eles, o pioneiro Cauduro Martino Arquitetos Associados. Desde 2005, dirige o Imageria Estúdio focado em projetos de design editorial, ambiental, promocional e identidades visuais para as áreas de educação e cultura.