Adeus ao autor da embalagem Prestígio
Ethel Leon
Quem não conhece o bombom Prestígio? No entanto, poucos sabem que a embalagem tão característica, vermelha com côcos brancos que saltam de aros dourados, foi feita no mais antigo escritório de design de embalagens, a DIL. Seu fundador, Antonio Muniz Simas (1931), faleceu no dia 28 de março.
Antonio Muniz Simas fundou a DIL (Desenho Industrial Limitada) em 1963, depois de trabalhar durantes anos em agências de publicidade, no Rio de Janeiro e em São Paulo. “As agências de publicidade relegavam a embalagem para o último plano”, contava, “dando a tarefa aos estagiários.” A DIL foi aberta apostando nesse novo mercado, que surgia com a abertura dos supermercados no Brasil.
Entre os primeiros clientes da empresa estava a Nestlé, para quem a DIL redesenhou vários dos produtos que a companhia mantinha em linha, mas que eram aquisições de outras fábricas, caso do chocolate em pó dos frades (originalmente da Gardano), cujas principais características foram mantidas até hoje. Um dos projetos originais foi de um novo bombom, o Prestígio. Diferindo dos cânon construtivo da época, o invólucro do bombom Prestígio tem a repetição de círculos brancos aureolados, lembrando o côco, sobre fundo vermelho, criando uma malha que se aproximava das estampas de bolinhas, em voga no período.
No entanto, a empresa também utilizou o raciocínio construtivo no projeto da embalagem Dentária Brasileira, em que o d e o b , em caixa baixa, se tocam, suavemente, de costas, lembrando o toque das arcadas dentárias.
Dos anos 1960 até hoje, a Dil se manteve como escritório especializado de design de embalagens, tendo realizado centenas de projetos. Foi de lá que saíu a idéia de utilizar a superfície superior e inferior das latas de goiabada como suportes informativos; foi de sua equipe o desenho estrutural da loção Johnson (que virou o frasco de cabeça para baixo); foram de sua lavra as caixas de fósforo Pinheiro, Beija-Flor e outras, além de uma edição comemorativa com desenhos de Aldemir Martins e tantos outros, que vemos diariamente no varejo.
Completamente avesso a auto-exposição, Antonio Muniz Simas era, com sua mulher Irene Muniz Simas, falecida há um ano, protagonista fundamental do design brasileiro de embalagens dos últimos 50 anos. Seu grande conhecimento, sua postura discreta, sua fleuma farão muita falta no mundo das embalagens.
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