Publicado pela Estação das Letras e das Cores, Moda: Moderna Medida do Tempo. O Futurismo Italiano e a Estética do Efêmero, destaca a moda como uma das linguagens privilegiadas da arte para expressar uma nova experiência do tempo.
Para a autora, Angélica Adverse, a moda como uma moderna medida do tempo é uma aceitação ao convite que Walter Benjamin nos faz em Passagens: tomar a moda como um princípio metafísico de mudança na modernidade.
Partindo desta premissa, a obra busca compreender a moda como um dos aspectos simbólicos da corruptibilidade do tempo e das coisas, cuja ação se instaura nos hábitos, nos costumes e na própria arte.
A ideia central é observar como o Futurismo Italiano apropriou-se da moda como uma linguagem que poderia expressar o seu “elogio ao efêmero” potencializando os sonhos de futuro por meio da renovação social e política.
Angélica Adverse é doutoranda e mestre em Artes Visuais pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais. Especialista em Filosofia pela Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Minas Gerais. Desenvolve trabalhos em moda e pesquisas sobre Artwear. Recebeu o prêmio internacional Smirnoff International Fashion Awards e Revelação de Jovens Talentos da Moda Brasil. Lecionou na Escola de Design da Universidade do Estado de Minas Gerais e no curso Design de Moda da Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente é docente na Escola Guignard da Universidade do Estado de Minas Gerais e nos cursos de Design e Pós Graduação em Design de Moda da Universidade FUMEC.