Trubridge: design/viagem
Gilberto Paim
Não é sempre que as criações de um designer expressam uma experiência de vida. Os móveis e as luminárias do inglês David Trubridge, residente na Nova Zelândia, o fazem.
Trubridge formou-se na Universidade de Newcastle, no norte da Inglaterra, em 1972, com especialização em design de barcos. Nos dez anos seguintes trabalhou em Northumberland como guarda florestal, e aprendeu design de mobiliário de modo autodidata. Em 81, vendeu tudo o que tinha, comprou um barco, e partiu com a esposa e os dois filhos em aventura pelo Caribe e Pacífico. Quatro anos depois, fixou-se em Bay of Islands, na Nova Zelândia, onde passou a produzir artesanalmente peças de mobiliário inspiradas na estrutura das canoas e outras embarcações. Uma delas, a cadeira Body Raft, despertou o interesse da empresa italiana Cappellini que a fabrica desde 2001.
Se uma parte de sua produção continua a ser realizada artesanalmente no ateliê ao lado de sua casa, Trubridge fundou juntamente com quatro outros designers a empresa Cicada Works, que realiza os seus projetos em séries maiores.
Suas luminárias pendentes de laminado de madeira são leves, mesmo quando imponentes e volumosas. As estruturas compostas pela repetição de elementos iguais ou similares, freqüentemente unidos por pinos de metal, remetem a embarcações, mas também a cestas e redes de pescadores e à flora marinha.
O mesmo computador que o auxilia a desenvolver certos projetos, facilita a sua comunicação com clientes de diferentes países, garantindo a sua independência criativa.
Além de imagens e informações sobre seus móveis e objetos, o seu site inclui também alguns textos de sua autoria. Podemos ler, por exemplo, na apresentação da exposição “Mobília em contexto”, que organizou em 1998: “A realização do mobiliário não é uma atividade isolada, separada. Arte, artesanato e design estão totalmente relacionados. Temas e idéias podem ser explorados por intermédio dos três....pelas mesmas ou diferentes pessoas”.
Mais informações:
www.davidtrubridge.com
|
|