Publicado pelo Instituto Vladimir Herzog, Os Cartazes desta História apresenta compilação com cerca de 300 cartazes, fotografias, anúncios e documentos elaborados entre 1960 e 1990 contra os regimes militares em vários países da América Latina.
A obra tem como enfoque o papel da produção imagética na resistência ao regime militar no Brasil, entre 1964 e 1985, e o movimento da sociedade civil após a Lei da Anistia, em 1979.
Além da produção nacional, a publicação também explora a criação de cartazes em países como Argentina, Nicarágua e Guatemala, entre outros.
Organizada pelo jornalista Vladimir Sacchetta, com projeto gráfico de Kiko Farkas e ensaio de Chico Homem de Melo, a edição é composta pelos seguintes capítulos: “Resistências”, “Anistia”, “Movimentos”, “Mulheres”, “Trabalhadores e Estudantes”, “Solidariedade”, “Mortos” e “Desaparecidos”.
O livro integra o projeto "Resistir é Preciso...", promovido pelo Instituto Herzog, que pretende resgatar a trajetória da imprensa durante a ditadura militar no Brasil e na América Latina.