Ano: I Número: 4
ISSN: 1983-005X
Detalhar Busca





Cartazes brasileiros

Depois de estrear no espaço dos Correios, no Rio de Janeiro, chega em São Paulo, ampliada, a exposição  A Cultura do Cartaz.  A abertura é no Instituto Tomie Ohtake no dia 28 de abril e lá ela fica até 8 de junho. São 150 peças dos últimas seis décadas, que vêm dos acervos de instituições paulistanas, com curadoria de Paulo Moretto.
 
Além do recorte temporal - a produção pós-Segunda Guerra Mundial -, que coincide aproximadamente com o foco de interesse do próprio Tomie Ohtake, o outro fio condutor da mostra é a origem desses cartazes, em sua maioria encomendados para divulgar filmes, peças de teatro, exposições de artes plásticas, concertos. Ou seja, são cartazes culturais.

Na exposição, encontram-se trabalhos de Almir Mavignier, Alexandre Wollner, Ziraldo, Elifas Andreato, João Baptista da Costa Aguiar, Gringo Cardia, Eliane Stephan, Felipe Taborda, Rico Lins, Luiz Stein, Kiko Farkas, entre outros.

Muitos cartazes brasileiros, mesmo os culturais, não têm sido alvo de preservação e uma mostra como essa, além de excelente oportunidade de ver reunidas peças de diversos matizes formais,  presta grande serviço aos pesquisadores e estudantes de história do design gráfico brasileiro, ao mencionar  os acervos que guardam este material.

As peças da mostra  vêm dos acervos do Centro Cultural São Paulo, do Museu da Imagem e do Som, da Fundação Bienal de São Paulo, do Museu de Arte Contemporânea - USP, do Museu de Arte Moderna, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo-USP e do Departamento do Patrimônio Histórico - Secretaria Municipal de Cultura.

O Instituto Tomie Ohtake vem-se dedicando regularmente a design, em suas diversas facetas, já tendo realizado várias exposições nacionais e internacionais. Como é de praxe no ITO, haverá uma mesa redonda sobre o tema, no dia 8 de maio, às 19 horas, com os debatedores Paulo Moretto, Chico Homem de Mello, Felipe Taborda e o mediador Ricardo Ohtake, ele próprio designer gráfico e diretor do Instituto. (ver mais informações na seção agenda)

Mais informações: www.institutotomieohtake.org.br

 


Comentários

Envie um comentário

RETORNAR