Em O século do conforto, a pesquisadora Joan DeJean revisita a Paris do Rei Sol e de seu sucessor Luis XV para investigar como, em pouco mais de um século, o interior das residências, os móveis e o próprio modo de viver foram modificados em nome do bem-estar.
A autora relata como o lar moderno adquiriu forma, com a atual disposição dos cômodos, a invenção do sofá, da água corrente, entre outros serviços considerados essenciais.
Segundo ela, arquitetos, antigos artesãos e os habitantes da Paris dos séculos XVII e XVIII criaram a planta baixa das residências e projetaram nosso modo de viver nelas.
Nesse mesmo período, ocorreram outras mudanças nos espaços internos que hoje consideramos óbvias, como se sempre tivessem existido: quartos de dormir, banheiros e sala de estar.
Ao longo da obra, a autora revela a origem do conceito de conforto na sociedade ocidental ao analisar uma série de eventos e revela como a vida voltada para o conforto de hoje é um fenômeno com poucos precedentes na história ocidental.
Joan DeJean é autora de nove livros sobre história, literatura e cultura francesas dos séculos XVII e XVIII. É professora na Universidade da Pensilvânia, onde leciona há 20 anos.