Materiais sustentáveis
Vai até o dia 18 de maio a exposição Materiais Sustentáveis, promovida pelo Espaço Tom Jobim/Cultura e Meio Ambiente, na antiga marcenaria do Jardim Botânico, no Rio de Janeiro. A mostra reúne materiais e produtos das seguintes empresas: Fibra Design Sustentável, Ecowood Rio, Instituto E, Mistura Nativa, Ambiente Responsável, Cerâmica Negra da Maré e Recompensado.
Destaca-se o skate Folha Seca, da Fibra Design Sustentável, feito com compensado de pupunha, obtido a partir de resíduos da agroindústria sustentável do palmito, material muito resistente, vencedor do IF Gold Material Awards 2005. Da mesma empresa carioca, são apresentados o laminado BananaPlac, composto de fibras de bananeira e resina vegetal, e o laminado Bambu Mossô.
Os tecidos reunidos pelo Instituto E, dedicado ao recenseamento de materiais alternativos para a moda, incluem couros de rã e peixes como o dourado, a pescada amarela, a tilápia e o salmão, assim como sedas com belas tramas irregulares confeccionadas a partir de casulos rejeitados pela indústria tradicional.
Os vasos essencialmente decorativos da Cerâmica Negra da Maré, localizada numa das maiores favelas da zona norte do Rio, retomam técnicas tradicionais do polimento com seixos e queima em atmosfera redutora. A presença escultural de algumas formas é realçada pela uniformidade do acabamento preto acetinado. O combustível usado na queima a lenha é composto de pontas e sobras de serrarias e caixotes de frutas.
Embora a antiga oficina de marcenaria do Jardim Botânico se revele um espaço interessante para a realização da mostra, o visitante se ressente da falta de informações mais detalhadas sobre as propriedades específicas de diversos materiais ali reunidos, assim como as suas possiblidades de aplicação. (GP)
Materiais Sustentáveis, de 14 de abril a 18 de maio, das 10h às 17h; Rua Jardim Botânico, 1008; Rio de Janeiro.
|
|