Por meio de ferramentas de análise e crítica adequadas à nossa condição contemporânea, O Interior da História– Historiografia arquitetônica para uso de latino-americanos escrito por Marina Waisman e publicado pela editora Perspectiva,contribui para a construção de um campo teórico sobre o panorama da arquitetura atual.
Ao longo de suas 224 páginas, o livro concentra-se na discussão sobre conceitos voltados para a compreensão da arquitetura a partir de uma percepção latino-americana, a qual busca relativizar os conceitos de “centro” e “periferia”.
Nesta perspectiva, o texto aborda e sistematiza temas que vão da teoria ao projeto, iluminando as relações – e as distinções – entre reflexão e práxis, teoria e história, projeto e crítica de arquitetura.
Marina Waisman (1920-1997) foi uma arquiteta argentina e pesquisadora da primeira geração de críticos latino-americanos de arquitetura pertencente à corrente de teóricos da chamada “Escola de Córdoba”. Formou-se em 1945, na Universidade Nacional de Córdoba, onde lecionou de 1948 a 1971. Em 1975, criou o Instituto de Historia y Preservación del Patrimonio, hoje Instituto Marina Waisman. Seus conceitos, difundidos a partir da revista Summa, influenciaram uma geração inteira. Das páginas desse periódico, incentivou a criação dos Seminários de Arquitetura Latino-Americana, cujo largo e fecundo impacto lhe proporcionou o Prêmio América, em 1987.