Recém-lançado pela editora Casa da Palavra, Modernismo em revista – Estética e ideologia nos periódicos dos anos 1920, de Ivan Marques, concentra-se na análise da coletânea de diversas publicações que agitaram a vida cultural do país no início do século XX.
Entre 1922 e 1930, revistas como Klaxon, Estética, A Revista, Terra Roxa e outras terras, Verde, Festa e Revista de Antropofagia, atuaram como espaços de difusão dos ideais modernistas revelando nomes como Mario de Andrade, Oswald de Andrade, Manuel Bandeira e Carlos Drummond de Andrade.
Versando sobre as múltiplas facetas das linguagens artísticas mobilizadas por tais publicações, a obra traz à tona importantes aspectos para a compreensão da cultura brasileira a partir de diferentes discursos estéticos.
Ivan Marques é professor de Literatura Brasileira na Universidade de São Paulo, autor do livro Cenas de um modernismo de província: Drummond e outros rapazes de Belo Horizonte (2011) e organizador das antologias Os melhores poemas de Augusto Frederico Schmidt (2010) e Clara dos Anjos e outros contos de Lima Barreto (2011), entre outras. Foi diretor do programa literário “Entrelinhas”, da TV Cultura (São Paulo).