Não seria exagero afirmar que Eric Hobsbawm foi um dos principais intérpretes de nossa época (1). Morto em 2012, o historiador legou uma obra capaz de dar sentido a um conjunto importante de transformações políticas e sociais, da Revolução Francesa aos dias de hoje.
Publicado pela Companhia das Letras, Tempos fraturados: cultura e sociedade no século XX reúne, entre ensaios inéditos, resenhas e conferências em festivais literários, 22 textos sobre arte e política escritos a partir dos anos 1990.
Na obra, o autor discorre sobre temas diversos, como o florescimento da belle époque, as vertentes do capitalismo moderno na Europa e nos Estados Unidos e a consolidação da sociedade de consumo.
O rumo das artes na atualidade, cultura e política na virada no milênio, os judeus e a vida intelectual, economia, ciência, art nouveau, arte pop, caubóis, religião, todos são temas abordados no livro.
Nota
(1) Para um breve comentário sobre a trajetória intelectual do historiador, conferir: http://www.agitprop.com.br/index.cfm?pag=atualidades_det&id=399&Titulo=atualidades