Publicado pela editora Romano Guerra, Ministério da Educação e Saúde. Ícone urbano da modernidade carioca (1935-1945) percorre, ao longo de mais de 500 páginas, diversos fatos, imagens, personagens, projetos e documentos que compõem a história do edifício do Ministério de Educação e Saúde, atual Palácio Capanema, inaugurado no Rio de Janeiro em 1945.
Escrita por Roberto Segre, a publicação é fruto dos estudos realizados durante mais de quinze anos pelo pesquisador sobre a história do Ministério.
A obra também conta com a colaboração de nomes como José Ripper Kós, José Barki, Naylor Vilas Boas, Rodrigo Cury Paraízo, Thiago Leitão de Souza, Andrea Borde, Paulo Vidal Leite Ribeiro, César Jordão e Eduardo Vasconcelos, entre outros.
Roberto Segre (1934-2013) graduou-se arquiteto na Universidade de Buenos Aires em 1960 e, em 1963, radicou-se em Havana, Cuba, onde ministrou aulas de história da arquitetura durante três décadas. Em 1994, iniciou sua trajetória como pesquisador e professor nos cursos de pós-graduação em urbanismo da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde atuou até março de 2013, ano de seu falecimento.
|