Melhorar o espaço dos passageiros da classe econômica sem abrir mão do número de assentos dos aviões. Pode parecer paradoxal, mas a empresa de engenharia, design e prototipagem inglesa Thompson decidiu investir nessa pesquisa e chegou a alguns resultados auspiciosos com dois modelos, o High Capacity e o Cozy Suit.
Em ambos os modelos, as poltronas são dispostas em fila diagonal, têm encostos laterais para a cabeça, o que cria uma privacidade bem maior cada assento. Mesmo a poltrona do meio (aquele horrível recheio de sanduíche) tem braços próprios. Em vez de reclinar, a poltrona desliza (pouco, ninguém faz milagre) para a frente.
A empresa já desenvolveu um sistema de assento, o jet rest, no qual a espuma foi meticulosamente projetada para reduzir os pontos de pressão sobre o passageiro. A Thompson tem como clientes uma série de empresas aéreas e também um país (Emirados Árabes, qual outro seria?)
Será que não existe espaço para um escritório brasileiro especializar-se em ... assentos de ônibus urbanos, intermunicipais? Porque, convenhamos, precisamos disso com urgência.