Cultura Gráfica - Uma coletânea de Textos sobre Design, Tipografia e Artes Gráficas - Norberto Gaudêncio Jr, Rosari.
Designers devem se acostumar com a ideia de que operam como editores de imagens e de textos. Norberto faz isso de forma interessante, pois ler seus textos é fácil e agradável. Eles revelam com precisão os principais aspectos, ideias e crenças dos entrevistados, mas também os coloca muito próximos dos leitores por meio de sutis observações do ambiente de trabalho e do comportamento do designer. Além disso, são ilustrados, o que amplia nossa percepção sobre os fatos históricos ou sobre o ser humano por trás do designer. Saber narrar histórias visuais ou verbais, ou discursos mais complexos que envolvem texto, imagem sons e movimentos é uma das competêncas exigidas pelo design dos dias de hoje.
Desenho Universal - Adriana A. Prado, Maria Elisabete Lopes, Sheila Waibe O, Annablume/Multifoco
O livro 22 textos de profissionais, pesquisadores e professores de todo o Brasil, abordando temas como o ensino e a pesquisa do Desenho Universal nas escolas de arquitetura, engenharia, design e a interação de todo e qualquer cidadão-usuário com o desenho da cidade e sua arquitetura, tendo em vista possíveis limitações físicas ou cognitivas.
Louça Paulista - As primeiras fábricas de Faiança e Porcelana de São Paulo - José Hermes Martins Pereira, Edusp
Na primeira metade do século XX instalaram-se na cidade de São Paulo e região vários estabelecimentos produtores de faianças e porcelanas para uso doméstico. Situadas na capital, no ABC e em Osasco, essas fábricas seguiram as tendências da industrialização paulista: associação entre a técnica estrangeira e o capital nacional, fixação das unidades fabris nas proximidades das ferrovias. Utilizando-se de técnicas, motivos decorativos, formas e funções diversas, os artigos produzidos documentam parte da trajetória desse ramo industrial. Este livro analisa a história de doze fábricas e sua produção, contendo mais de 200 imagens de diversas peças – jarras, vasos, pratos, objetos de decoração etc.
Henri Cartier-Bresson: o século Moderno - Peter Galassi, Cosac Naify
Uma nova parceria entre Cosac Naify e o MoMA de Nova York, este livro vai revolucionar o que já se sabe sobre um dos maiores fotógrafos do século XX. Organizado por Peter Galassi, curador-chefe de fotografia do museu, é a primeira publicação feita com acesso irrestrito à coleção e aos arquivos da Fundação Henri Cartier-Bresson de Paris. Reúne imagens consagradas e algumas inéditas até para os especialistas. Galassi apresenta desde as inovações surrealistas do início dos anos 1930 até a atuação do artista como um dos principais fotojornalistas da história. A edição ainda traz os mapas com os roteiros das incessantes viagens de Cartier-Bresson.