Abaixo as Regras, Design Gráfico e Pós-Modernismo - Rick Poynor, Artmed.
Abaixo as regras é a primeira pesquisa crítica abrangente que busca compreender o movimento internacional do pós-modernismo no design gráfico. O jornalista e crítico Rick Poynor recupera com detalhes as transformações criativas ocorridas nos últimos 20 anos, organizando uma história complexa e multifacetada em temas-chave como: origens do design pós-moderno, teoria da desconstrução, questões de apropriação e autoria, e revolução da tipografia digital. Cada tópico é exemplificado com mostras de trabalhos brilhantes produzidos entre 1980 e 1990 que mudaram a maneira como o designer e seu público pensam a comunicação gráfica. Repleto de ilustrações, Abaixo as Regras é uma referência essencial para profissionais de design, professores e estudantes de design gráfico, publicidade e artes visuais.
Design Gráfico para Moda - Branding, convites, lookbooks, embalagens - Jay Hass e Simone Pasztorek, Rosari.
A indústria da moda, acelerada e de alto impacto, demanda uma mensagem visual e inspiradora e requer uma constante reinvenção. Como sua natureza é caracterizada por temporadas, ela possibilita uma grande margem de experimentação em projetos gráficos e técnicas de produção inovadores, além de funcionar como uma vitrine para qualquer estúdio de design. A obra reúne uma seleção global do trabalho dos melhores estúdios de design gráfico voltados para a indústria da moda —desde embalagem e lookbooks a etiquetas e convites—, bem como entrevistas exclusivas com clientes e designers. Também apresenta as identidades visuais de grandes projetos e marcas de luxo, mas também revela os processos de criação de grandes estúdios do mundo.
Apreensões - Bob Wolfenson, Cosac Naify.
Pássaros silvestres do interior do Mato Grosso, caça-níqueis em um galpão de Belo Horizonte, metralhadoras de São Paulo são alguns dos “modelos” de Bob Wolfenson em seu segundo livro pela Cosac Naify. Registros dos mais diferentes objetos (e animais) apreendidos pela polícia em diferentes regiões do país, as fotografias se revelam elas mesmas apreensões de uma certa realidade brasileira. Mas mais do que críticas ou elogios à atuação do Estado, os trabalhos aqui reunidos dialogam com o próprio ato de fotografar. Em imagens que lembram naturezas-mortas, o fotógrafo paulistano deixa claro um fundamento central da arte de capturar imagens. Como salienta o cineasta Carlos Nader em texto de apresentação do volume, “Wolfenson nos lembra que a própria fotografia é em sua essência também uma apreensão, uma captura.”
Coleção Temas da Arte Contemporânea - Katia Canton, wmf Martins Fontes.
Nesta coleção, a escritora e professora Katia Canton apresenta temas que emolduram o mundo contemporâneo e que são refletidos na arte atual: a superação da modernidade; a questão das narrativas; o tempo e suas relações com a memória; o corpo, a identidade e erotismo; as nações de espaço e lugar; as políticas e micropolíticas. Em linguagem acessível, a teoria é entremeada a entrevistas com artistas brasileiros.