Publicada pelo Instituto Moreira Salles, a 14ª edição da serrote apresenta ensaio visual inédito de Paulo Pasta, considerado um dos mais importantes pintores brasileiros contemporâneos.
A poeta e artista visual Laura Erber também é autora de um ensaio visual nesta nova edição do IMS: são telegramas enviados pela própria artista ao Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM-RJ) ao longo de 2012.
A publicação também traz o ensaio “Humanismo” de Richard Sennett acompanhado por fotos que o alemão Hans Gunter Flieg fez da industrialização de São Paulo ao longo das décadas de 1950 e 1960.
Sobre o universo editorial, Richard Nash em “Qual o negócio da literatura?” defende que, longe do fetichismo multimídia e da nostalgia do papel, o livro tem cada vez mais poder de reinventar-se como tecnologia.
Em “O ensaio literário no Brasil”, o intelectual Alexandre Eulalio (1932-1988), percorre 200 anos de história intelectual para entender como a viagem do gênero, de Montaigne ao Novo Mundo, explica a especificidade do ensaísmo no Brasil.
Publicado pela primeira vez em 1989, o texto é acompanhado por gravuras, pinturas e desenhos da série Carretéis, de Iberê Camargo.
Beatriz Colomina, professora de história da arquitetura e diretora-fundadora do Programa sobre Mídia e Modernidade da Universidade de Princeton (EUA), é autora do ensaio “A parede vazada: voyerismo doméstico”, sobre como o uso da janela na arquitetura determina o que as obras de Loos e Le Corbusier têm de teatro ou de cinema.
Artigos de Charles Nicholl, Lionel Trilling, Jonathan Littell, T. S. Eliot e de Joseph Mitchell (este último ilustrado por Paula Scher, designer que assina a identidade visual de instituições como o MoMA e a Metropolitan Opera House), também completam a edição.