Ano: V Número: 51
ISSN: 1983-005X
Detalhar Busca

Geraldo de Barros, vida e obra


Livro: Geraldo de Barros: Isso
Autor(a): Fabiana de Barros (org.)
Editora: SESC-SP

Postado: 01/08/2013

   

Lançado pela editora SESC-SP, Geraldo de Barros: Isso apresenta um panorama da vida e obra do artista que construiu uma trajetória plural no campo das artes.

Organizado por Fabiana de Barros, sua filha, a publicação bilíngue explora a vasta produção de Geraldo de Barros, um dos precursores da arte concreta no país.

Dividido em fases, o livro aborda diferentes períodos da criação do artista revisitando suas obras desde o início dos anos 1940 até a década de 1990.

Geraldo de Barros incorporou os princípios da Escola Superior de Design de Ulm (Alemanha) e, no Brasil, estimulou muitos de seus colegas a se unirem ao movimento concretista.

Conhecido por desenvolver trabalhos com desenho, fotografia, pintura, gravura e design de móveis, a trajetória do artista foi marcada por sua atuação em grupos da vanguarda artística paulista como o XV, o Ruptura, o Rex e o Foto Cine Clube Bandeirantes.

No campo do design, participou do projeto desenvolvido pela fábrica de móveis Unilabor, que funcionou na cidade de São Paulo, de 1954 a 1967, segundo um modelo de autogestão operária.

Em 1964, idealizou a fábrica de móveis Hobjeto, na qual o consumidor poderia adquirir móveis industrializados personalizados, não restritos ao padrão imposto pelo mercado.

A obra reúne textos escritos pelo próprio Geraldo de Barros e é também composta por uma série de entrevistas inéditas realizadas por Michel Favre com Thomaz Farkas, Hermelindo Fiaminghi, Augusto de Campos e Paulo Herkenhoff.

 

Fabiana de Barros formou-se em artes plásticas na Fundação Armando Alvares Penteado em São Paulo (FAAP), em 1983. Desde 1989, dirige o arquivo fotográfico de Geraldo de Barros e organizou importantes exposições dedicadas ao artista no Ludwig Museum, na Alemanha, no Sesc Pompeia e Pinheiros, em São Paulo, no Musée de l’Elysée, na Suíça e no MoMA, em Nova York.

 


Comentários

Envie um comentário