Tradução Intersemiótica, Julio Plaza, Perspectiva
Um exercício de transculturação, em que as tensões entre a história e a arte, o político e o estético, os meios e a interferência do artista resultam em formas surgidas dos trânsitos e das conexões entre os diferentes suportes e as diferentes linguagens. é o que o autor define como tradução intersemiótica na arte, no contexto da pós-modernidade, cuja teoria e prática ele circunscreve, neste trabalho destinado a comunicadores, artistas e produtores culturais, de maneira original.
De dois em dois: um passeio pelas bienais, Edgard Bittencourt, Maria do Carmo Carvalho, Renata Sant’Anna, Cosac Naify
Este livro traz a história do principal evento de artes do país, desde a sua primeira edição. Os autores mostram como é feita a seleção dos trabalhos, quais são os espaços de visitação, além de histórias curiosas sobre as montagens das grandes obras e também das polêmicas edições. Ao final, o leitor encontra uma linha do tempo. O livro é inteiramente ilustrado com imagens históricas do acervo da Bienal e das obras dos artistas. O texto de orelha é de Nelson Aguilar.
Ensopado de Design Gráfico, Timothy Samara, Blucher
O título, um tanto estranho, justifica-se pelo fato do autor ser um “ávido gourmet” (como afirma seu resumé) além, é claro, de designer gráfico. Para o autor, um bom designer, assim como um bom chef, não só conhece bem cada ingrediente, como também sabe distinguir e combinar suas características para criar experiências harmoniosas. Assim, o autor leva o leitor a conhecer diversos “ingredientes”, instrumentos e técnicas necessárias para a criação de projetos gráficos nas três partes nas quais divide-se o livro: técnicas básicas, ingredientes gráficos e receitas de projeto.
Tipos Latinos 2010 - catálogo, Luciano Cardinali (org.), Blucher
O Catálogo Tipos Latinos reúne os trabalhos apresentados no maior evento de design tipográfico do continente, que ocorreu entre abril e julho de 2010. A Bienal Tipos Latinos é o espaço para a reunião e divulgação do design tipográfico na América Latina e atualmente possui sede em 14 países: Argentina, Brasil, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Guatemala, México, Peru, Paraguai, Uruguai e Venezuela. Essa última Bienal apontou um fortalecimento do design e das redes culturais que estão se estabelecendo entre esses países e também suas necessidades de registro histórico-cultural, além de atribuir à tipografia função de veículo desse repertório. A exposição aconteceu simultaneamente em 14 países latino-americanos. A programação, palestras e fotos dos os espaços expositivos nos países podem ser acessados permanentemente aqui.
Textos Clássicos do Design Gráfico, Michael Bierut, Jessica Helfland, Steven Heller e Rick Poynor (orgs), WMF Martins Fontes
Os ensaios desta antologia de textos históricos, organizados por Michael Bierut, Jessica Helfland, Steven Heller e Rick Poynor, sobre design gráfico revelam o percurso multifacetado e polêmico dessa disciplina, que começou como arte comercial e se transformou em atividade altamente profissional e respeitável. Cada um dos textos desta obra lança luz sobre um instante, uma descoberta ou um debate significativos. Em manifestos, panfletos, artigos e textos de conferências, designers e pessoas que acompanham o design veem-se às voltas com as questões críticas do modernismo, do mercantilismo, da estética, do feminismo, do tradicionalismo versus progressismo e responsabilidade social. Esses trabalhos vibrantes e originais constroem uma moldura por meio da qual é possível compreender o desenvolvimento de um método visual que ajudou a definir a feição da comunicação e da vida cotidianas. A tradução é de Fernando Santos.