Ano/Número TODAS
ISSN: 1983-005X
Detalhar Busca
Programa do primeiro grupo de trabalho dos construtivistas
Alexander Rodchenko e Varvara Stepanova, 1922
Tradutor(a): Marcello Montore

Ao lidar com sua tarefa de encontrar a expressão comunista das estruturas materiais, o Gupo dos Construtivistas insiste na necessidade de sintetizar o aspecto ideológico com o formal, para uma transposição real do trabalho em laboratório para o campo da atividade prática.

Postado:15/05/2009
Edição: Ano II - Número 17
 
Design na História
Victor Margolin, 2009
Tradutor(a): Marcello Montore

“Qual a utilidade da história?” alguém poderia se perguntar, ao tentar fazer que a vida contemporânea faça sentido. Que respostas podemos encontrar no passado para questões sobre o presente, quando a configuração atual das ações e eventos parece tão volátil e instável? A simples tentativa de manter nosso equilíbrio demanda tanta energia e atenção, que olhar para além do agora por explicações parece um passatempo inútil. Entretanto, a história sempre teve o papel de moldar o pensamento contemporâneo.

Postado:17/04/2009
Edição: Ano II - Número 16
Produção do frio e estilos de vida
Tomás Maldonado, 1990
Tradutor(a): Ethel Leon

Uma crítica ao controle das temperaturas pela indústria capitalista e sua relação com a expansão do consumo doméstico.

Postado:17/03/2009
Edição: Ano II - Número 15
 
A máquina, o novo Messias
Henry Ford, 1928
Tradutor(a): Yvonne Mautner

As visões de Henry Ford sobre o papel central das máquinas na vida moderna, alcançando o cotidiano doméstico e as mulheres.

Postado:16/02/2009
Edição: Ano II - Número 14

 


A revista eletrônica de design Agitprop tem todo interesse em receber sugestões de textos para publicar na seção Repertório. Serão publicados artigos que a redação de Agitprop julgar fundamentais para a formação dos designers em qualquer área de atuação.
Só serão publicados textos desobrigados de pagamento de direitos autorais. As traduções geradas por colaboradores de Agitprop são propriedade intelectual de seus autores.
Em caso de dúvidas, dirija-se a repertorio@agitprop.com.br