Ano/Número TODAS
ISSN: 1983-005X
Detalhar Busca
O sexo das poltronas
Ethel Leon

Resenha do livro Gênero e Artefato. O Sistema Doméstico na Perspectiva da Cultura Material. de Vânia Carneiro de Carvalho

Demonstrar a construção histórica dos papéis sexuais e dos artefatos ditos femininos ou masculinos é o empreendimento da pesquisa de doutorado de 2002, que se tornou livro em 2008, e que passa a ser fonte primorosa dos cursos de história do design brasileiro.

Postado:16/02/2009
Edição: Ano II - Número 14
 
Beleza é fundamental
Maria Alice Miller

Resenha do livro Arquitetura da Felicidade de Alain de Botton

Diante da delicada sensibilidade que a arquitetura desperta na maioria dos seres humanos, Alain de Botton constrói o seu “Arquitetura da Felicidade” em torno da busca sobre o quê exatamente, nos lugares, espaços e construções, nos deixa em um estado de felicidade.

Postado:20/01/2009
Edição: Ano II - Número 13
 
Identidade artesanal
Gilberto Paim

Resenha do livro A theory of craft de Howard Risatti

A theory of craft, de Howard Risatti, professor de História da Arte, da Virginia Commomwealth University, é leitura muito proveitosa tanto para designers e artesãos quanto para promotores e críticos de sua interação. Risatti argumenta que, embora artesanato e design sejam responsáveis pela realização de objetos similares como, por exemplo, tigelas e cadeiras, seus meios são distintos assim como seus critérios e premissas.

Postado:20/01/2009
Edição: Ano II - Número 13
 
A criança comercializada
Ladislau Dowbor

Resenha do livro Born to Buy de Juliet Schor

No presente livro, Born to Buy (Nascido para Comprar), Juliet Schor analisa o impacto da sociedade de consumo assim gerada sobre as crianças e os adolescentes. O resultado é um trabalho de primeira importância para economistas, educadores, assistentes sociais e os que são simplesmente pais.

Postado:17/12/2008
Edição: Ano I - Número 12
 
Discurso e diálogo
Ana Lucia G. R. Lupinacci

Resenha do livro O mundo codificado de Vilém Flusser

Flusser compreende a imagem fora da idéia platônica colocando-a, e o par forma-matéria, como construção e, não, como representação “da idéia”. O livro conta com recursos editoriais que abrem a condição ao diálogo, trabalhado por Flusser como “discurso orientado para a troca”.

Postado:17/12/2008
Edição: Ano I - Número 12
 

 


A revista mensal de design Agitprop tem todo interesse em receber resenhas de livros. As normas para publicação são as seguintes:
a resenha deve ter um máximo de 12.000 caracteres (com espaços);
a resenha deve ter título diferente do título do livro resenhado;
a resenha deve ter no seu início uma ficha técnica do livro resenhado, contendo os dados necessários (título, autor, editora, cidade, ano, número de páginas, ISBN, etc);
caso a resenha não seja inédita, enviar referência completa da publicação original (nome, data, cidade, página, etc.);
enviar uma imagem, retirada do corpo do livro para ilustrar a matéria, em arquivo JPG, RGB, 500 pixels de largura, altura na proporção;
curriculum vitae do autor da resenha de 3 ou 4 linhas;
enviar texto e imagem para leituras@agitprop.com.br

Informações complementares:

a colaboração não é remunerada;
a resenha fica no ar por tempo indeterminado;
a resenha recebe um número único e intransferível, permitindo a correta citação do mesmo em artigos, livros e demais publicações;
o endereço eletrônico também é exclusivo, permitindo links diretos para o artigo e sua inclusão em citações.
todas as colaborações são avaliadas preliminarmente.
qualquer dúvida, entre em contato, no email leituras@agitprop.com.br