Ano: I Número: 1
ISSN: 1983-005X
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Adio Ettore Sottsass (1917-2007)

Ethel Leon

2007 terminou com a notícia da morte de Ettore Sottsass, o arquiteto austríaco-italiano que, durante tantos anos, se dedicou a arquitetura e design de objetos, entre os quais se encontram aqueles projetados para a Olivetti.

Esta empresa italiana, segundo Sottsass, propiciava um ambiente onde se discutia a cultura da produção, e não as vendas; uma empresa que realizava instituições para o conhecimento, daí a fecundidade de seu relacionamento com tantos designers.

Entusiasta da cultura pop, que conheceu nos primeiros e agitados anos 1960, em Londres, foi um dos que mais criticaram o estreitamento de certos discursos e práticas de design, especialmente alguns dos derivados da gute Form, que empobreceram o repertório visual e enfraqueceram, por repetição, a postura crítica do design. Depois de um tempo colaborando com o Studio Alchimia, tornou-se um dos animadores do grupo Memphis, e, por isso, muitas vezes, é apresentado como um dos que reabriram as vertentes decorativas dos objetos de uso, como um ‘criador de estilos ou tendências’. 

Nada mais equivocado. Em sua estratégia de coroar o kitsch com a justaposição dos laminados plásticos ultradecorados, sempre viu o designer, não como funcionário servil da indústria, mas como intelectual que se propunha a intervir no processo industrial de forma crítica e apaixonada. Em 2004, numa mesa redonda promovida pela revista italiana Domus, declarou sobre o grupo Memphis: “Tínhamos o problema de romper o nó cultural da burguesia. Memphis ocorreu depois de dez anos de discursos sobre a utilidade social da nossa profissão. Memphis e o contra-design eram gritos que invocavam uma mudança.”

 


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