Ano: IV Número: 43
ISSN: 1983-005X
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Um "probleminha" de polegadas

Marcello Montore, de Vancouver

A província de Ontário, no Canadá, mantém um sistema de helicópteros que funcionam como ambulâncias aéreas para socorro da população.

O desafio do governo dessa província é dar assistência rápida para sua população que vive em território do tamanho da França, Espanha e Holanda juntas.

A polêmica, neste momento, recai sobre o design do interior dos helicópteros utilizados, cujo fornecedor é a empresa Ornge [assim mesmo - sem o a].

Segundo paramédicos, alguns pacientes não conseguem ser salvos durante o transporte porque ficam muito próximos ao teto da aeronave. A própria empresa está buscando permissão do governo para resolver o problema que restringe as ações do grupo de paramédicos.

Os helicópteros que entraram em serviço em dezembro de 2010 são do modelo italiano AgustaWestland, cujos interiores já equipados foram construídos pela empresa suíça Aerolite.

Steve Farquhar, vice-presidente de operações da Ornge, afirmou que apesar de estar, inicialmente, satisfeito com os projetos, percebeu mais tarde que os interiores foram entregues com um problema: o pedestal de apoio da maca muito alto. "Quando comparamos as medidas desse modelo com o anterior (S-76 Sikorsky), era apenas uma questão de polegadas" afirmou na mesma entrevista.

Um pequeno problema de polegadas em um equipamento que custa cerca de 20 milhões de dólares pode levar à morte pacientes que deveriam ter suas vidas salvas.

Essa questão sugere que alguma coisa, no processo de projeto, foi relegada ao segundo plano. Quem aprovou esses interiores? Não houve modelos para serem testados previamente? Alguém ouviu os profissionais que efetivamente iriam operar a cabine médica?

Isso acende uma luz vermelha para os designers. Em qualquer escala de projeto suas decisões podem e irão afetar a vida de outras pessoas e, como nesse caso, uma questão de polegadas pode ser a diferença entre a vida e morte.
   

 


Comentários

Rogério Foster Vidal
29/02/2012

Isso não é problema só de Designers. Pouco se fala da dificuldade que nós Designers Aeronáuticos temos em convencer os Engenheiros Mecânicos e Aeronáuticos. Os Engenheiros desconhecem solenemente o que é Design, poucos sabem o que é Ergonomia e o custo da modificação, ou reconfiguração de interior de aeronaves é jogado em cima da gente! Não fico surpreso de isso acontecer!!! Nós que trabalhamos com interiores aeronáuticos vivemos nos digladiando diariamente com os Engenheiros, que nos jogam em cima das costas, espaços e soluções inviáveis para a finalidade do interior. Eu mesmo tive que enfrentar esta situação e só na fase de mock-up, ou seja, um ano e meio depois do inicio do projeto, é que consegui mostrar e tentar demover a engenheirada da burrada que eles estavam propondo. Consegui??? Nunca!!! A burrada foi para frente e você, Designer, vira o "chato" da parada!!! Corre o risco de ser sumariamente demitido!!! Engenheiros desconhecem o que é ser Designer e tem raiva de quem sabe!!!! Só isso!!! Aqui no Brasil isso é a regra, lá fora??? É raro!!! Mas infelizmente acontece!!!

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