Ano: VII Número: 62
ISSN: 1983-005X
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Por uma cultura crítica no design

Elaine Ramos

Teoria do design gráfico reúne todos aqueles textos de que você sempre ouviu falar, mas que talvez nunca tenha lido de fato. A lista de autores é notável: Aleksandr Ródtchenko, El Lissítzki, Jan Tschichold, Herbert Bayer, Paul Rand, Wolfgang Weingart, Catherine McCoy, Paula Scher, Kenya Hara, entre outros. Designers atuantes em sua maioria, cujos trabalhos apontaram novos caminhos para a prática profissional – e é nessa particularidade que, a meu ver, reside a força da coletânea.

O volume está dividido em três partes – “A criação da disciplina”, “O êxito consolidado” e “Mapeando o futuro” – precedidas por uma breve e necessária contextualização histórica. Cada um dos 24 textos selecionados têm uma abertura que apresenta o autor e, ao final, um glossário explica os termos específicos.

A cuidadosa organização é resultado da pesquisa de Helen Armstrong para seu mestrado em artes, no departamento de design gráfico do Maryland Institute College of Art (Mica), sob a orientação de Ellen Lupton, que assina o prefácio e um dos textos.

O leitor terá o prazer de viajar por um século de história do design, embalado pelas inquietações que moveram os grandes protagonistas da profissão. Ao longo desse percurso, é interessante notar as perspectivas sempre novas a partir das quais temas recorrentes – e pertinentes – como autoria, neutralidade, universalidade, funcionalismo, impacto tecnológico e responsabilidade social são abordados.

O projeto gráfico da edição reforça a organização cronológica e a divisão em três partes: cada uma possui encadernação própria e um pantone que a identifica. O elemento que une os três volumes é uma linha do tempo sanfonada, de quase um metro de comprimento, na qual é possível visualizar a relação temporal entre os autores e os textos, as convivências e distâncias, além de servir de sumário.

Este livro certamente é uma referência de base tanto para estudantes quanto para profissionais, pesquisadores e interessados por cultura visual. Sobretudo no Brasil, onde a prática do design gráfico é feita, em geral, sem um maior desdobramento conceitual e interpretativo, Teoria do design gráfico fornece subsídios para a formação de uma nova cultura crítica, pensada como um desdobramento reflexivo necessário da própria produção.

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Elaine Ramos é diretora de arte da Cosac Naify.

O texto reproduzido foi publicado originalmente no blog da editora Cosac Naify (http://editora.cosacnaify.com.br/blog/?tag=elaine-ramos). Agradecemos a autora por nos autorizar a republicar o texto na Agitprop.

 


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