Ano: VII Número: 62
ISSN: 1983-005X
Detalhar Busca





Peter Gay

Faleceu no último dia 12 de maio, aos 91 anos de idade, o intelectual alemão Peter Gay. Nascido em Berlim em 1923, Peter Gay naturalizou-se norte-americano na década de 1940 após fugir do regime nazista na Alemanha.

Inclinado às investigações sobre fenômenos culturais e a circulação de ideias em distintas temporalidades, Peter Gay tornou-se amplamente reconhecido por sua obra A experiência burguesa: da rainha Vitória a Freud, composta por cinco volumes, e por Freud: uma vida para nosso tempo, estudo de 1989 dedicado ao percurso do pai da psicanálise.

Dentre a extensa lista de obras respeitadas pela crítica e pelo grande público, destacam-se também O estilo na História (1990), Modernismo (2009), importante para a história do design em seu capítulo sobre arquitetura, e Represálias selvagens (2010).

Peter Gay iniciou a carreira acadêmica como professor de ciências políticas na Universidade de Columbia. No final da década de 1960, integrou-se ao departamento de História da Universidade de Yale.

 


Comentários

Envie um comentário

RETORNAR