Ano: I Número: 5
ISSN: 1983-005X
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Base da pirâmide

Carros que duram muito, como um Toyota; que podem ser consertados até com um martelo, como anuncia a Tata (fabricante indiano de automóveis), uma geladeira a gás que  não dependa da energia elétrica instável. Esses são alguns produtos que os designers Niti Bhan and Dave Taitu destacam do mercado africano que visitaram recentemente. Sua pesquisa tem a ver com o chamado BoP (Bottom of Pyramid), a base da pirâmide social mundial, que, até agora, está fora dos circuitos de consumo gestados nos países centrais.

As empresas e os centros de pesquisa do mundo inteiro se voltam agora para esses potenciais novos consumidores. Alguns cursos de design vêm investindo em pesquisas de campo para entender as necessidades e desejos de bilhões de pessoas. Niti Bhan e Dave Taitu são colaboradores do blog Core 77, dedicado a design. Eles publicaram, no começo de abril, os resultados de sua vigem de pesquisa à África.

Seu relato tem afirmações bastante elitistas como “muitas vezes estamos querendo tanto melhorar suas vidas, que esquecemos que os pobres também são gente. Eles são muito diferentes, mas também consumidores exigentes, e, se quisermos êxito junto a eles, devemos compreender e respeitar suas expectativas.” No entanto, expressa bem o fosso aberto entre a minoria rica e a maioria pobre do planeta.

Lá estão algumas chaves importantes para entender a atual ação das empresas de consumo de massas. O grande exemplo, para os dois, é a Nokia, empresa global que está entendendo as necessidades desses mercados emergentes, e oferece telefones compartilhados e fáceis de usar.


 

Mais informações: www.core77.com/blog/featured_items/design_for_the_next_billion_customers_

 


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