Ano: I Número: 6
ISSN: 1983-005X
Detalhar Busca





Adorno tecnocorpo

A arquiteta joalheira Miriam Mirna Korolkovas recebeu o prêmio ouro, na categoria joalheria da seleção IDEA/Brasil com o colar TI, construído de titânio, nióbio, prata, ametistas e cristais. Os metais refratários titânio e nióbio, empregados em produtos de ponta como aeronaves espaciais e próteses de uso médico, mostram-se aqui adequados para jóias de grandes formatos por terem peso reduzido.

Miriam Korolkovas pesquisa essas matérias-primas há muito tempo, alargando a noção de joalheria como adorno e trabalhando com noções de uma espacialidade que configura o corpo como suporte de intervenção artística, um pouco como a pintura corporal.

Acidentado, assimétrico, o colar se compõe de cilindros e discos anodizados de coloração azul e violeta, que dialogam com as pedras, presas sobre rígidos fios de prata, abraçando o corpo de forma irregular. A peça não se amolda ao corpo, como a maioria das jóias tradicionais, cujas superfícies aderem à pele de modo suave. Na peça de Miriam Korolkovas, a geometria da jóia se apõe ao corpo, explicitando as oposições do orgânico e inorgânico. (EL)

 


Comentários

Envie um comentário

RETORNAR