Ano: VI Número: 60
ISSN: 1983-005X
Detalhar Busca

Percursos do móvel moderno


Livro: Móvel moderno no Brasil
Autor(a): Maria Cecilia Loschiavo dos Santos
Editora: Olhares

Postado: 25/02/2015

   

Publicado em 1995, o livro Móvel moderno no Brasil ganha nova edição pela editora Olhares.

Escrito por Maria Cecilia Loschiavo dos Santos, a obra discute a trajetória do móvel moderno brasileiro desde as primeiras décadas do século XX.

Fruto da dissertação de mestrado da autora, o livro conta como a modernidade brasileira alcançou a produção de móveis, com influências da Semana de 22 e das primeiras expressões da arquitetura moderna.

Por meio de eixos cronológicos e temáticos, a publicação analisa obras das décadas de 1920 e 1930, que ensaiavam os conceitos modernos no Brasil, como os móveis criados pelo escritor Mário de Andrade e pelo pintor Lasar Segall, além do arquiteto Gregori Warchavchik e do multi-artista John Graz. 

O nacionalismo no móvel é outra vertente do conteúdo, com destaque para a obra de Sergio Rodrigues, além de nomes como Michel Arnoult e Geraldo de Barros. 

Percorrendo os caminhos de modernidade seguidos pelo móvel brasileiro após o auge da produção moderna, nos anos 1960, o livro também tem capítulos que analisam a produção da geração que marcou os anos 1980 a 2000. 

Após duas décadas, o livro ganha nova edição revista e atualizada pela autora, bilíngue (português-inglês) e com novo projeto gráfico.

 

Maria Cecilia Loschiavo dos Santos é professora titular de Design na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo. Foi pesquisadora visitante em diversos programas de pós-doutorado nas seguintes universidades: Universidade de Califórnia, Los Angeles; Escola de Política Pública e Pesquisa Social, 1995-96; Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, 1997; Universidade Nihon, Toquio, Faculdade de Design e Artes, 1999; Centro Canadense de Arquitetura, Montreal, 2001; UCLA, Luskin School of Public Affairs, 2007-2008. 

 


Comentários

Envie um comentário