Ano: VII Número: 62
ISSN: 1983-005X
Detalhar Busca

Design e jornalismo


Livro: Design de Notícias: a acessibilidade do cotidiano
Autor(a): Ary Moraes
Editora: Blucher

Postado: 07/05/2015

   

Existiria um design de notícias ou seria o sofisticado design dos jornais contemporâneos um evento pontual na história do jornalismo? O que o caracterizaria a ponto de separá-lo das demais manifestações do design no mercado editorial?

Ary Moraes partiu desses questionamentos para investigar o desenvolvimento histórico da forma da página de notícias e também os aspectos metodológicos ligados à sua produção do ponto de vista do design, contribuindo, assim, para cobrir a lacuna em relação à reflexão acadêmica sobre o tema no Brasil. 

Título da “Coleção Pensando o Design”, Design de Notícias: a acessibilidade do cotidiano identifica e conceitua esse tipo peculiar de design, suas características e abrangências, além de sua contextualização no cenário de mudanças que moldou a sociedade do começo do século XXI.

 

Ary Moraes é graduado em Desenho Industrial pela Escola de Belas Artes da UFRJ (1988) e Jornalismo pela Faculdade de Comunicação Social da UERJ (1991), mestre (1998) e doutor (2010) em Design pelo Programa de Pós-Graduação em Design do Departamento de Artes e Design da PUC-Rio. Professor do Departamento de Análise e Representação da Forma da EBA/UFRJ atuou como professor de jornalismo visual dos cursos de Jornalismo da UNESA e UERJ e de Design da PUC-Rio, onde lecionou a disciplina Infografia para a graduação.

 


Comentários

Envie um comentário