Ano: V Número: 49
ISSN: 1983-005X
Detalhar Busca

Manual tipográfico


Livro: Sistemas de grelhas. Um manual para designers gráficos
Autor(a): Josef Müller-Brockmann
Editora: Gustavo Gili

Postado: 05/04/2013

   

Considerado trabalho referencial, o livro Sistemas de grelhas é um manual que aborda de forma sistematizada o processo de composição tipográfica em diversos formatos, tal como o livro, a revista, o catálogo, o panfleto ou o cartaz.

Partindo dos componentes básicos até às estruturas gráficas mais complexas, o livro examina os aspectos comuns que integram a configuração tipográfica e revela como encontrar o princípio articulador entre tais elementos.

Ao longo da obra, Josef Müller-Brockmann procura assegurar a convivência harmoniosa da tipografia com cabeçalhos, imagens e gráficos, realçando a riqueza das alternativas visuais que se enquadram como solução para o mesmo problema formal.

 

Josef Müller-Brockmann (1914-1996) trabalhou como aprendiz de designer gráfico aos16 anos. Pouco tempo depois, frequentou a Escola de Artes e Ofícios de Zurique. Em 1934, estabeleceu-se como designer e ilustrador freelance. É considerado um dos expoentes profissionais da conhecida “escola suíça” do design gráfico, cujos esforços estavam orientados para a procura de um estilo gráfico de caráter universal, anónimo e supranacional, baseado nos princípios da ordem, da objetividade e da neutralidade.

 


Comentários

Envie um comentário