Ano/Número TODAS
ISSN: 1983-005X
Detalhar Busca
Pequenas coisas esquecidas
Fred E. Schroeder
Tradutor(a): Denise Banho/Telmo Pamplona*

A evolução da padronização de tomadas e plugs elétricos, de 1881 a 1931 tornou possível a difusão dos eletrodomésticos. Texto com comentário de Telmo Pamplona.

Postado:31/01/2011
Edição: Ano IV - Número 37
 
O Estado da História do Design: problemas e possibilidades (parte 1)
Clive Dilnot
Tradutor(a): Ana Cláudia Berwanger

Pesquisas recentes em história do design, mostram que os historiadores têm, no máximo, uma visão incompleta de seu objeto de estudo. Para Clive Dilnot, esta situação não é surpreendente, considerando que o termo design adquiriu muitos sentidos e associações distintas e frequentemente contraditórios, em virtude de sua refração através do desenvolvimento econômico, cultural e industrial dos últimos 200 anos.

Postado:24/09/2010
Edição: Ano III - Número 33
A notícia e o diagrama
Entrevista com Amílcar de Castro
Tradutor(a):

Amilcar de Castro é figura-chave do processo que mudou de maneira radical a feição e o conteúdo editorial do Jornal do Brasil no fim dos anos 1950. Na entrevista a seguir, realizada em 1977 e publicada originalmente na revista Novos Estudos do Cebrap,o artista discorre sobre as soluções adotadas para adequar a forma do JB ao novo conteúdo.

Postado:18/08/2010
Edição: Ano III - Número 32
 
Arte concreta
Max Bill
Tradutor(a): Aracy Amaral

Agitprop publica o texto Arte Concreta, de Max Bill, traduzido e editado em português por Aracy Amaral em 1977. Texto de referência, constantemente mencionado, mas dificilmente acessível, ele completa com o texto , publicado em Agitprop 29 duas das principais referências de Bill.

Postado:17/06/2010
Edição: Ano III - Número 30

 


A revista eletrônica de design Agitprop tem todo interesse em receber sugestões de textos para publicar na seção Repertório. Serão publicados artigos que a redação de Agitprop julgar fundamentais para a formação dos designers em qualquer área de atuação.
Só serão publicados textos desobrigados de pagamento de direitos autorais. As traduções geradas por colaboradores de Agitprop são propriedade intelectual de seus autores.
Em caso de dúvidas, dirija-se a repertorio@agitprop.com.br