Ano/Número TODAS
ISSN: 1983-005X
Detalhar Busca
Utopia e Distopia do Ornamento
Gilberto Paim

Por meio de obras de William Morris e Theodor Adorno, ensaio discute diferentes leituras e interpretações sobre o lugar social do ornamento na arte moderna.

Postado:17/04/2012
Edição: Ano IV - Número 44
Um totem contra a estagnação telefônica
Flávia Sabrina Scudeler

Artigo discute as condições dos aparelhos e serviços de telefonia pública no Brasil e propõe projeto para seu desenvolvimento e ampliação.

Postado:28/02/2012
Edição: Ano IV - Número 43
O design do cartaz político português: duas políticas, dois discursos
Helena Barbosa, Anna Calvera, Vasco Branco*

A história recente de Portugal pode ser visitada a partir da produção de cartazes políticos do século XX.

Postado:21/12/2011
Edição: Ano IV - Número 42
Brand Design
Paola Antonelli

Por ser tão intimamente ligado com a publicidade e, também com a comunicação, as ciências cognitivas, a cultura popular e a tecnologia, o brand design, nas últimas décadas, seguiu a explosão das redes sociais e das narrativas multimídia. Diversos fatores forçaram a criação de uma paisagem muito mais interessante e diversa, na qual grandes e pequenas marcas competem pela atenção do público consumidor, entediado e exigente, que as obrigam a elaborar narrativas complexas, produções de alta qualidade e propostas de patrocínios estratégicos.

Postado:17/10/2011
Edição: Ano IV - Número 41

 


A revista eletrônica de design Agitprop tem todo o interesse em receber textos na seção ensaios. As normas para publicação são as seguintes:

  • O texto deve ter um número máximo de 20.000 caracteres (com espaços);
  • Em textos não inéditos devem constar referência completa da publicação original (nome, editora, data, cidade, página etc);
  • Imagens para ilustração devem ser enviadas em arquivos JPG, RGB, 500 pixels de largura, altura na proporção;
  • As imagens, em número máximo de 20, não podem, em hipótese alguma, ter problemas de direitos autorais, que são de exclusiva responsabilidade do próprio autor;
  • Enviar texto e imagens, em arquivos separados, para ensaios@agitprop.com.br

Os textos enviados devem conter:

  • Título do artigo;
  • Nome do(s) autor(es)
    Breve currículo (número máximo de 300 caracteres por currículo);
  • Resumo
    Apresentação resumida, clara e concisa do texto, destacando os aspectos de maior interesse e importância da abordagem. Deve ser redigido de forma impessoal, não excedendo 500 caracteres;
  • Palavras-chave
    Três palavras, ou termos, de maior destaque no texto (separadas por vírgulas);
  • Abstract
    Resumo em inglês;
  • Keywords
    Palavras-chave em inglês;
  • Citação
    Citações de autores de até três linhas devem vir no corpo do texto, entre aspas;
    Citações de autores com mais de três linhas devem ser destacadas do corpo do texto;
    Referências das citações devem ser identificadas com números, entre parênteses, e indicadas ao final do texto no item “notas”;
  • Referências bibliográficas
    Referências devem seguir as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas);

Informações complementares:

  • A colaboração não é remunerada;
  • O texto fica disponível na revista por tempo indeterminado;
  • Não são permitidas alterações ou complementações no texto, nem no currículo dos autores, depois de publicado;
  • O texto é avaliado pela equipe e conselho da revista que levará em conta a pertinência do tema, a seriedade no tratamento e na argumentação.

Qualquer dúvida, entre em contato, pelo email: ensaios@agitprop.com.br